4.4.09






Islândia em breve

Um pouco de história:

Islândia foi descoberto no século VIII, por monges Irlandeses, e foi colonizada a partir do ano 870 por vikings noruegueses. Estes colonos rapidamente estabeleceram uma república com o seu próprio parlamento, o Althing ou Alþing, e a ilha permaneceu independente até 1262. A partir de 1262, a Islândia caiu sucessivamente sob tutela norueguêsa e dinamarquêsa e viveu até tarde no século XVIII um longo período de isolamento e de miséria. A partir de meados do século XIX, a ilha foi gradualmente ganhando a sua independência, tornou-se uma província em 1918 soberana do Reino da Dinamarca e em 1944 uma república independente.
Localizado no meio do Atlântico, margeando o Círculo Polar Árctico, nasceu há apenas alguns milhões de anos, a Islândia está lentamente a surgir do oceano. Geografia continua a transformar-se e fenômenos geofísicos são visíveis por toda a parte. Esta é a terra das sagas, vulcões, geysers, geleiras, desertos lunares, sol da meia-noite e aurora boreal. Uma ilha onde a natureza, excepcional como forma brutal e isolamento têm o caráter de centenas de milhares de islandeses, os descendentes dos vikings chegaram à ilha no final do século IX. As fotografias aqui publicadas abrangem uma grande parte das áreas naturais mais importantes da Islândia.
"Na Islândia, a natureza prossegue geometricamente e está trabalhando em uma forma humana, como se ela manipula-se o esquadro, o compasso e o prumo"


Jules Verne
Journey to the Center of the Earth




Planicie Islandesa





População:

Islândia tem cerca de 300.000 habitantes, dos quais mais de metade vive na aglomeração da capital Reykjavik. A segunda cidade da ilha, Akureyri, com 20.000 habitantes. Abrangendo uma área de 103.000 km2 (cerca de um quinto da França) Islândia, portanto, fora da capital, uma densidade populacional extremamente baixa. Os visitantes são muitas vezes surpreendidos com o facto de a população islandesa se distingue pela sua diversidade, incluindo o "modelo nórdico", que foi usado para reunir nos países escandinavos. Esta diversidade explica-se pelo facto de os primeiros vikings que se fixaram na Islândia trouxeram com eles muitos escravos celtas retirados das Ilhas Britânicas.

A economia:

A economia islandesa é baseada principalmente na indústria da pesca fornece três quartos das exportações. A ilha não tem matéria-prima, mas sim desfrutar de um recurso natural abundante e inesgotável, a geotérmica, que lhe permite gerar calor e electricidade a baixo custo. A indústria de produção de aluminio é a prova mais evidente. Outras indústrias são ainda muito escassas, devido à baixa procura interna. Agricultura ocupa um lugar importante na economia. Apenas 1% da terra é cultivada, mas mais de 20% é pastagem. A pecuária é muito desenvolvida e a ilha tem quase cinco vezes mais ovelhas do que pessoas. Cultura em estufas (aquecido e iluminado graças a energia geotérmica) também permite a Islândia a produção de frutas (incluindo as bananas!), Produtos hortícolas e flores. O sector terciário é muito importante, representando cerca de 50% da actividade.


Central geotérmica

Sociedade Islandêsa:
Como em outros países escandinavos, as mulheres são muito independentes e ocupam um lugar importante na sociedade islandesa (por exemplo, Vigdís Finnbogadóttir foi eleita Presidente da República da Islândia em 1980). Sectores sociais, a educação e a cultura estão muito desenvolvidos. Talvez por causa das longas noites de inverno, islandeses estão ávidos leitores: Islândia tem os recordes mundiais no número de livros lidos ou escritos por habitante. Outros são específicos para os activos da sociedade islandesa: a taxa de natalidade é a mais elevada da Europa, uma das maiores expectativas de vida do mundo, praticamente sem crimes, poluição praticamente inexistente, e uma das condições de vida dos mais altos do mundo. Islandeses estão trabalhando muito, aproveitando dos longos dias de Verão para ocupar vários empregos ao mesmo tempo não é incomum. Muitos islandeses ainda encontram tempo para construir suas casas próprias.

Os islandêses, que tendem porém a sofrer de monotonia em sua ilha, tem um grave problema com o álcool, considerado uma praga por parte das autoridades nacionais. Apesar dos impostos exorbitantes e duras restrições à venda de álcool, muitos islandês, trabalhador árduo e sóbrio durante a semana, não desembriagam no fim de semana. Outra característica da Islândia, a falta de sobrenomes, no sentido de que ouvimos falar em outros países ocidentais. Se, por exemplo Eirik (o pai) e Helga (a mãe) tem um filho (chamado Leif) e uma filha (chamado Vigdis) os nomes dessas crianças serão Leif Eiriksson e Vigdis Helgadottir, o que significa filho de Leif Eirik ( sufixo "son") e Vigdis filha Helga (sufixo "dott"). Mulher manter os seus nomes após o casamento, por isso, se Vigdís, por sua vez, tem uma filha e chamado Ingrid, nós chamá-lo Ingrid Vigdisdottir. Islândia não tem exército, mas hospedou uma base aérea E.U. na península Keflavik durante uns 60 anos. Na prática, embora uma grande maioria dos islandesa ósteis a esta presença militar, a localização da base contribuio significativamente para o equilíbrio da balança comercial do país, nomeadamente construção e manutenção do aeroporto internacional de Keflavik.

Língua:
A língua islandêsa mantem-se muito perto do norueguês falado pelos primeiros colonos chegaram à ilha no século IX. Por um lado devido ao isolamento da ilha, e em parte porque a língua foi rapidamente fixada por escrito na sagas da Idade Média, em contraste com outras línguas nórdicas. Islandeses hoje têm muito pouca dificuldade em ler as suas sagas no original, os escandinavos e irlandês consideram como uma espécie de "latino" vivo. O alfabeto islandês constituída de 3 letras mais do que nós ,þ, æ, ð. O islandês é absolutamente incompreensível e impronunciáveis imediatamente a não-escandinavos turistas. Felizmente, a maioria da população fala fluentemente Inglês (com uma forte ênfase que devemos se acostumar), o que permite de comunicar sem qualquer problema.

Geografia e Geologia:

Islândia está localizada no meio do Atlântico Norte, logo abaixo do Círculo Polar Árctico. A sua existência está diretamente relacionado com a crista médio-atlântica que divide o mar do Ártico à Antártida. Esta ilha é na verdade um maciço vulcânico que emerge do mar a partir de alguns milhões de anos e é atravessada de sudoeste para o nordeste pela brecha. A área de 103.000 km2 é Islândia, mas essa área está a aumentar gradualmente devido à contínua gabari Rift e terrenos adquiridos pela alluvia sobre o mar. Esquematicamente, a oeste e leste da ilha é composta de planaltos basálticos antigos ( é onde encontramos fiordes) e a parte central (ou graben médian) é traçada de falhas e é a sede de atividade vulcânica. O centro do país é constituído por grandes desertos lunares salpicados com vulcões e geleiras e percorrido por muitos riachos de origem glacial. Geleiras ocupam mais de 10% da superfície da ilha (o maior, o Vatnajokull, é uma tampa de gelo de mais de 8.000 km2). A costa sul e sudoeste da Islândia são ocupados por vastas planícies.


A brecha de þinvellir
aqui nasceu o primeiro parlamento,
a presente un sitio turistico





Fauna e flora:

A flora da tundra islandesa é relativamente fraca e cresce quase sempre razo do solo. O mais surpreendente para o visitante é a quase ausência de árvores. Quase nada cresce na região central desertos. Isto é devido principalmente à juventude do terreno vulcânico e á erosão. Em comparação, a flora presente no sopé das falésias (por exemplo, Vik) parece quase "tropical". As antigas correntes de lava são geralmente cobertos por musgos e líquenes, precursores da vegetação que existem centenas de espécies na Islândia. Nas últimas décadas, a Islândia tem feito sérios esforços para lutar contra a erosão natural (reparar os danos causados pelas ovelhas)e gradualmente reintroduzem uma cobertura vegetal nas áreas tornadas deserto. Fauna islandêsa é constituída principalmente de muitas espécies de aves marinhas ou lacustres, nidificação ou migração. Existem também algumas espécies de focas e um mamífero terrestre selvagem, a raposa polar. Note também o salmão e a truta marina que sobem na maioria dos rios. Pode também admirar o cavalo islandês, uma das espécies criadas em grande número bastante encontrado apenas na ilha, a meio caminho entre o poney e o cavalo e é muito popular para passeios.

Por que ir à Islândia:

Islândia oferece um spetaculo totalmente selvagem, apenas a algumas horas a partir do Algarve (Faro)com voos diretos em periodo de verão. A ilha é particularmente adequado para caminhadas, mas a natureza islandêsa pode ser descoberto em 4x4, a cavalo ou esquis no Outono. Além de suas belas paisagens, a Islândia também é de interesse que justificam, por si só, visite o vulcão e sua localização sobre a brecha e faça-se um verdadeiro amador de laboratório geofísico, numerosas espécies de aves relativamente fáceis de observar, e os maiores glaciares na Europa.

Clima - Quando ir à Islândia:

Apesar da sua latitude (o mesmo que o da Groenlândia) Islândia desfruta um clima relativamente temperado graças a corrente do Golfo, que corre ao longo das suas costas sul e oeste. A sua localização central no Atlântico é uma zona de conflitos entre as massas de ar frio e quentes,condições climatéricas da ilha é tanto imprevisível e altamente variável, ao mesmo tempo, a partir de um local para outro. Durante o Verão dois meses (junho e julho), o sol nasce imediatamente após o seu pôr e não há realmente noite. O verão temperatura média varia entre 8 e 10 ° de sul a norte, com algumas temperaturas agradáveis à tarde para mais de 20 °. Convém, no entanto, estar preparado para um tempo muito variável rapidamente. Se chove no sul, é geralmente o contrário a norte e vice-versa. Nevadas não são excepcionais, no Verão, sobretudo no centro e norte. Nos desertos centrais, especialmente em geleiras, as temperaturas podem atingir níveis extremamente baixos, incluindo verão. A média inverno temperaturas variam entre 0 e -5 ° de sul para norte. A melhor época para caminhantes que vai de meados de junho a meados de Agosto. Além do clima, que é aqui que temos a certeza que todas as pistas serão abertas e todas as linhas de autocarros para o centro da ilha são prestados. Finais de Agosto e início de Setembro, os meios de transporte são mais aleatórios. No entanto, no início de Setembro é um bom momento para a Aurora Borealis. Em Reykjavik início de Setembro consegui ver a aurora boreal duas vezes.
Como chegar - Locomoção:
Existem duas maneiras de ir à Islândia: avião (Icelandair, ou Iceland Express no verão, empresas) ou o barco. O ferry da Dinamarca ou da Noruega, é obviamente muito mais tempo, mas tem dois interesses: ele pára nas Ilhas Faroé e permite que aqueles que querem levar o seu veículo 4x4. Para mover localmente, fora de caminhada, duas opções: ônibus ou carro. No que diz respeito ao carro, é importante notar o seguinte: fora das cidades, estradas que levam a locais turísticos (e Þingvellir Geysir / Gullfoss) e Estrada n º 1, que está à volta da ilha, o resto rede é composta de faixas que absolutamente requerem um veículo 4x4 "preparado" (pelo qual me refiro em particular capaz de atravessar ravinas ou reachos até 1.50m de profundidade). A menos que você deseja converter em um naufrágio, Como aconteceu a mim próprio, seu veículo convencional não permite aceder a muitos pontos turisticos na Islândia. Por outro lado, o aluguer de 4x4 é proibitivo tarifas altas, bem que desde a erupção da crise os preços dividiram por 2 para a zona Euro (e, em qualquer caso, exige um hábito de condução em terrenos difíceis, até mesmo perigoso, se você quiser visitar o centro da ilha). Para os caminhantes, a melhor forma para viajar a partir de um ponto para outro é utilizar as linhas regulares de autocarros. Estes são muito baratas (incluindo a informação no local sistemas de "passar" para ir ao redor da ilha) e também outros benefícios: Durante o Verão, estas linhas, com todos os ônibus todo-terreno, pode ir em quase qualquer lugar, incluindo as trilhas que cruzam o centro da ilha. Por outro lado, a sua utilização é bastante flexível. Por exemplo, podemos encntrar em qualquer ponto entre dois passos, caminhar, e se voltar mais tarde com outro ônibus no meio do deserto. O condutor, em seguida, calcula o preço de forma proporcional à distância percorrida. Uma vez conhecida a linha de ônibus (não é difícil dado o baixo número de faixas que atravessam Islandia basta aguardar o ônibus na beira da pista (NB: frequência variável de 2 a 1 por dia a cada 2 dias, dependendo da linha e período).
Acomodação: Embora elas tendem a desenvolver a capacidade de alojamento para os visitantes é muito limitada fora das grandes cidades e praticamente ninguém se afasta da costa. Por outro lado, os preços dos hotéis, pousadas e são proibitivos. A única solução é acessível camping. Campgrounds Muitos estão perto de grandes cidades ou em locais turísticos. Alguns abrigos também existem (por exemplo, no Landmannalaugar), mas não contam, eles são geralmente reservados com antecedência pelos operadores turísticos e completos. Na prática, camping selvagem é a única (e melhor) solução para caminhantes, principalmente para descobrir o interior. Camping selvagem é possível em quase todos (exceto, obviamente, em locais protegidos). Próximos de aldeias ou fazendas, ele vai procurar deixar as pessoas (é provável que você esteja em pastagem pertencente a alguém), e é sempre permissão concedida. Mesmo para longas caminhadas no deserto, que nunca é necessário para transportar grandes quantidades de água, dado o grande número de gelo córregos que iremos encontrar. Todos os visitantes são surpreendidos pelo menu lateral ou inexistente em muitos casos, sanitários Camping islandês. De facto, é importante que todas as cidades e aldeias têm a sua própria piscina (mais frequentemente encontrado), aquecido com fontes geotérmicas, quando o islandês passa o tempo no verão e no inverno. Há sempre uma piscina municipal perto dos acampamentos. Por uma modesta taxa e, em seguida, você pode desfrutar das facilidades e, naturalmente, então desfrutar da piscina e da sua bacia hidrográfica (mais ou menos quente, com ou sem bolhas, etc ...). Nota: tome cuidado para não cair na primeira bacia, mas seguir uma certa ordem, a fim de não se escaldar!
Orçamento: O custo de vida na Islândia é o principal o problema para os visitantes. Entre os menos acessíveis: alojamento, restaurantes, alimentos importados e rendas de carro. São, no entanto, o transporte público acessível autocarro, marisco e produtos lácteos. Com um pequeno orçamento, vem-se que na realização do acampamento, que se deslocam a pé ou de ônibus, e preparam-se refeições (dieta à base de peixe inevitável). Preparação da viagem: Formalidades de entrada em Islândia cidadão europeu,BI ou Cartão de Cidadão.
“como dito acima os preços após a crise actual estão de metade cuja desvalorização da moeda”

Para obter mais informações sobre as estruturas turísticas, os links mencionados na página inicial deste site Islândia. Por outro lado, muitas informações, brochuras, etc ... estará disponível nas agências ou site da empresa Icelandair ou Iceland Express.

Sem comentários:

Enviar um comentário