28.9.09

Ex-PM é novo chefe de redacção do principal diário islandês

O ex-primeiro-ministro islandês David Oddsson, controverso pelo seu papel no colapso económico da ilha enquanto governador do banco central, assumiu as funções de chefe de redacção do principal diário nacional, o Morgunbladid.

Oddsson, de 61 anos, foi nomeado para o cargo quinta-feira pelo presidente do Conselho de Administração do grupo Arvakur proprietário do Morgunbladid, Oskar Magnusson.

"Durante dezenas de anos, David Oddsson foi um dos dirigentes políticos mais destacados da Islândia. Tem uma visão clara do futuro e a sua voz sempre foi ouvida pela nação", referiu Magnusson num comunicado.

David Oddsson, que se opõe à entrada da Islândia na União Europeia, dirigiu o governo islandês de 1991 a 2004. Depois, até Fevereiro de 2009, ocupou as funções de governador do Banco Central islandês, tendo sido afastado num contexto de polémica sobre a sua gestão da crise financeira que fez cair a economia da ilha.

A sua nomeação, acompanhada do anúncio do despedimento de 30 pessoas, coloca problemas à redacção do Morgunbladid, o mais antigo diário islândes.

"Isto levanta numerosas questões quanto à credibilidade do jornal. A redacção está preocupada. Muitos não vêem como é que o jornal vai poder escrever sobre questões ligadas ao colapso económico, quando o nosso novo chefe de redacção foi um dos seus principais artesãos", declarou Elva Sverrisdottir, uma jornalista do Morgunblandid, que é também vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas islandeses, à agência noticiosa francesa AFP.

Sem comentários:

Enviar um comentário